terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aprender a brincar...

Fica aqui o convite aos professores e alunos para a exploração da nova versão do Manual Digital para o 1º ano Língua Portuguesa, resultante do projecto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) em articulação com a Universidade do Minho, no sítio http://www.manualdigital.pt/DemoPor2011/

Dentro de cada um dos seus espaços, vão ver-se envolvidos numa história, onde o processo de aprendizagem será acompanhado por personagens que aliciam a sua imaginação e experiências que quebram a rotina e o espectável.
Na Cozinha da Pimpinela, na Estufa do Mestre Espiga e na Oficina do Engenhocas são disponibilizadas actividades de iniciação à leitura e à escrita baseadas numa metodologia que considera a estimulação da consciência fonológica e a subsequente introdução às unidades do código alfabético.

Na Biblioteca do Gigante são proporcionados momentos de leitura e de audição de leitura de histórias, que suscitam a curiosidade e imaginação das crianças, favorecendo uma exploração e interacção reflexiva.

Na Feira Popular as crianças terão acesso a um conjunto de jogos que as auxiliarão na maturação de capacidades cognitivas essenciais para a aprendizagem da leitura.São desenvolvidos aspectos como a memória visual, a discriminação auditiva, a organização espacial, a seriação, a classificação, a consciência da palavra, a consciência silábica, o raciocínio lógico, o estabelecimento de relações e de previsões (construção de padrões) e o conhecimento lexical.


Aproveitem para brincar, aprendendo...

Atreve-te e participa no Pequeno Grande C!

O Pequeno Grande © é um projeto promovido em parceria pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e a Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico, onde se leva a concurso um livro de autor, a realizar por jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, no âmbito de uma turma escolar.Procura-se premiar sobretudo a singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva pelos jovens autores. O livro de autor, ao qual desde logo chamamos OBRA, constitui um objeto único a concurso mas testa três atividades criativas distintas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bem-vindos à BE da EB1/JI de Vale Judeu



A Equipa da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Vale Judeu deseja a toda a Comunidade Educativa um Excelente Ano Lectivo 2011/2012 e fica a aguardar a vossa visita. São todos bem-vindos: Alunos, Pais/Encarregados de Educação, Professores, Funcionários e demais elementos da nossa Comunidade de Boliqueime.